quinta-feira, setembro 25, 2008

"Quando vais a Ponte de Lima...a musica é outra...só vais ouvir o bater do teu coração"

Na minha ronda de Blogues, reparei numa Etiqueta das Feiras Novas.
Pensei: "Há tanto tempo que não vou a Ponte de Lima, que saudades...."

Não nasci em Ponte de Lima, mas tenho uma costela...

O meu pai é natural de lá e sempre quis que conhecessemos as nossas origens... tenho recordações de tardes solharengas junto ao rio... das histórias contadas junto á igreja dos terceiros...

O meu pai nasceu na antiga rua do pinheiro, quando olho para aquela rua inclinada vejo-me pequena a correr desenfradamente até não poder mais.
Os mergulhos da ponte para o rio são constantes.
- Tem cuidado...olha que o rio não é muito fundo...
- Eu sei mãe...eu sei...vamos ver as marcas das cheias?
- Eia mas a água chegou aqui tão alto?
- Sim chegou... e as pessoas não tinham medo?
- as pessoas sabiam que era normal isso acontecer...

O rio do esquecimento:
- o que é pai?
- é um historia muito bonita...quando os romanos chegaram a margem esquerda do Lima há muito tempo atrás. A beleza do lugar, fez com que eles pensassem que estavam no lendário rio Lethes, que apagava todas as lembranças da memória de quem o atravessasse, e os soldados negaram-se a atravessá-lo. Então, com o estandarte das águias ao alto o comandante chamou da outra margem a cada soldado pelo seu nome. Assim provou não ser o rio Lima, o rio do esquecimento...
- Eu também não me esqueci de ti do outro lado...
- Pois não, filha pois não...
- Olha pai e aquela senhora de pedra com outra pedra na cabeça?
- Isso fica para outro dia...
- Pai este ano vamos ás feiras novas?
- Claro que sim..."


Nos últimos tempos acho que se assistiu a uma descaracterização do espírito das festas em vários aspectos. Por exemplo, não consigo compreender como é que sendo as Feiras Novas a maior festa popular da região do vinho verde as cooperativas não aproveitam para divulgar o seu produto junto das faixas mais jovens e não só numa altura em que tanto se fala de crise no sector e de que os jovens consomem cada vez mais bebidas brancas e os restaurantes pratiquem preços exorbitantes por uma garrafa de vinho da região.

Adoro ver as rusgas, e as bandas de musica... gosto que se una o passado com o futuro...

2 comentários:

hollygang disse...

Terra magnífica. Todos os anos passo lá um FDS, nem sempre na época festiva. A Azenha de Estorãos é demais...

disse...

não conheço o Solar em si...
Mas deve ser um fim-de-semana magnifico, pois o Rio Estorãos tem umas margens lindas...